UNEST – Construa sua carreira jurídica » Pós-graduação 3

Atendimento (63) 3361-1833 Secretaria (63) 98148-8356 | Fale Conosco | Ouvidoria

Direito Processual Civil

Apresentação

Trata-se de Pós-Graduação Lato Sensu em “Direito Processual Civil – Teoria e Prática Simulada”, cuja área de concentração está afeta ao Direito e área do Conhecimento estruturada no campo das Ciências Sociais Aplicadas, sendo presencial a modalidade de oferta do Curso; cujo aspecto fundamental a norteá-lo está assentado e sintetizado no ideal de melhoria da qualificação do profissional que atua na esfera do Direito Processual Civil.

Objetivos

Formar profissionais com apurada base técnica e sólidos conhecimentos jurídicos no ramo do Direito Processual Civil, comprometidos com a ética profissional, o Estado Democrático de Direito e os deveres da cidadania, sob orientação de corpo docente altamente qualificado. Seu público alvo são os graduados em Direito (Bacharéis em Direito, Advogados, Magistrados, Membros do Ministério Público e Defensoria Pública, Assessores, Professores Universitários e Consultores Jurídicos).

Justificativa

A relevância deste Curso é propiciar à sociedade a possibilidade de se atualizarem no conhecimento jurídico do Direito Processual. Apresentar colocações em uma perspectiva mais avançada em comparação com o nível da graduação, com vistas ao aprofundamento e desenvolvimento prático da atividade pública de realização e materialização do direito.

O aprofundamento do conhecimento neste ramo do direito também trará consigo nova percepção e nova filosofia já utilizada em outros centros do país que é a abordagem profissionalizante em cursos de Pós-Graduação, procurando aliar o conhecimento teórico – reflexivo ao conhecimento prático – empírico.

A origem da criação do programa é justamente a carência a ser suprida na área Jurídica e no Magistério Superior, no conhecimento profissional do Direito Processual Civil, trazendo grande desenvolvimento sob o ponto de vista da advocacia e demais áreas de atuação do Direito para toda região devido aos novos conhecimentos adquiridos.

Professor responsável

Prof. Dr. Aloísio Alencar Bolwerk

Metodologia

Uma das técnicas metodológicas a ser abordada é a que permite o pensamento problemático a partir da análise de situações concretas e de técnicas jurídicas argumentativas que gravitam em torno do Direito Processual Civil. A utilização da dialética faz-se necessário, pois aproxima o processo ensino aprendizagem entre o alunado e o docente, além de fomentar discussão no ambiente de sala de aula. Também a subsunção, critério adotado pelo método dedutivo, será utilizada para a interpretação de entendimentos jurídicos em real sintonia com as disposições normativas. Outra técnica relevante e pertinente é o método de procedimento comparativo, que tem finalidade de verificar semelhanças e explicar divergências. O Curso se desenvolverá arrimado em material didático relacionado à legislação; pesquisa bibliográfica a partir das informações contidas em doutrinas de autores na área de Direito Processual Civil.

Competências e Habilidades

As competências dirão aos alunos quais habilidades primárias eles aprenderão no Curso, podendo ser definida como uma perícia ou habilidade maior para realizar uma tarefa ou resolver um problema, de maneira efetiva e eficiente, assim como serão apresentadas em cada unidade de maneira palpável e mensurável, dizendo aos alunos o que eles serão capazes de fazer como resultado de dada experiência. Portanto, a competência do aluno será demonstrada por algum tipo de atividade que o professor irá exigir que o aluno execute.

Carga Horária

A carga horária total é de 380 horas, assim distribuídas:

Tempo de realização do curso:

Disciplinas

Serão 12 encontros completos de 30 horas cada, cumulados com mais 05 encontros (módulos simples) de 01 hora cada para fins de orientação, totalizando 17 encontros.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas previamente através do site: https://sei.unest.edu.br/processoSeletivo/

Os documentos necessários deverão ser enviados no ato da inscrição e poderá ser requerida apresentação dos documentos originais na Secretaria Acadêmica.

Para mais informações, consulte o Edital ou entre em contato através do Whatsapp: (63)3361-1833

Copyright®2005 - 2024 – UNEST - União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins Ltda.

Criado por: