A fundação da biblioteca acorreu no ano 2004, ela está vinculada à mantenedora da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins – FCJP e da Faculdade de Administração de Empresas de Paraíso do Tocantins – FAP, é denominada União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins Ltda. – UNEST, e tem como finalidades: oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão; atender a demanda de informação da comunidade acadêmica; proporcionar acesso à literatura técnica-científica e cultural aos usuários; facilitar e estimular o estudo e a investigação bibliográfica mantendo a atualização do acervo disponibilizado aos usuários.

Conta com uma estrutura física 85 m2. Este espaço é dividido entre o acervo e espaço de leitura, tem com capacidade para 32 alunos. A FCJP e a FAP disponibiliza um bibliotecário e auxiliar. Possui política de atualização do acervo, de aquisição, de expansão e conservação, conta em seu acervo periódicos específicos para o curso e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto são mantidas assinaturas correntes de periódicos, que podem ser ampliadas, de acordo com as indicações da comunidade acadêmica, possui bases de dados on-line para pesquisa e local apropriado de computador com acesso à internet.

MISSÃO DA BIBLIOTECA

Gerenciar a informação e o conhecimento, para dar suporte aos trabalhos desenvolvidos pela União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins, nas áreas de ensino e pesquisa, estendendo sua atuação à comunidade acadêmica em geral.

ACERVO

O acervo estar organizado de acordo com as diretrizes biblioteconômicas. Mantém à disposição do seu corpo discente e docente um acervo bibliográfico com cerca de 8.300 itens constituído de livros, revistas, folhetos, com diversificada quantidade de títulos, direcionado ao curso de direito.

O acervo é composto de:
– Obras de referência;
– Periódicos: impressos e online;
– Livros técnico-científicos;
– Livros literários;
– Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Para facilitar a disponibilização do acervo aos usuários da biblioteca, contamos com um Sistema de Gerenciamento de biblioteca, chamado PHL, que possibilita a cooperação bibliográfica, facilitando o processo de incorporação de itens novos ao acervo. A mesma oferece a seguintes serviços de: empréstimo domiciliar, renovação, devolução e levantamento bibliográfico.

ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

A política de atualização do acervo abrange todas as modalidades de aquisição (compra, doação, assinatura e permuta) de tudo o que será disponibilizado aos alunos. As coleções são selecionadas e adquiridas com base no conteúdo programático das disciplinas, de acordo com as bibliografias básicas e complementares sugeridas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos pelos Coordenadores, Corpo Docente, Direção, Núcleo Docente Estruturante e sugestão do Bibliotecário e alunos. Este procedimento mantém o acervo atualizado e garante a expansão ordenada e otimizada.

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMO

Para realizar o empréstimo o usuário deverá apresentar um documento de identificação com foto. O empréstimo e a renovação são pessoais e intransferíveis.

EMPRÉSTIMO LOCAL

O usuário pode levar até 3 (três) obras, tendo que devolver no próprio dia do empréstimo.
Como:
– Obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.);
– Periódicos (revistas);
– Livros únicos na biblioteca.
Obs. Comunidade externa pode realizar o empréstimo local, ou seja, a pesquisa e estudo devem ser realizados dentro do recinto da biblioteca.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

A toda a comunidade acadêmica.

I – Os alunos poderão retirar no máximo 3 (três) livros, com prazo máximo de 3 (três) dias, para devolução a contar da data da retirada (exceto domingo e feriado). Sendo que, materiais reservados não poderão ser renovados.

II – Os docentes poderão retirar no máximo 5 (três) livros, com prazo máximo de 15 (quinze) dias para devolução a contar da data da retirada (exceto domingo e feriado). Sendo que, materiais reservados não poderão ser renovados.

III – Os Funcionários poderão retirar no máximo 3 (três) livros, com prazo máximo de 5 (cinco) dias para devolução a contar da data da retirada (exceto domingo e feriado). Sendo que, materiais reservados não poderão ser renovados.

RENOVAÇÃO

A renovação poderá ser realizada três vezes, caso não haja reserva para o matéria. O material com data de empréstimo vencido, não pode ter seu prazo renovado, é necessário que você compareça a Biblioteca com a obra para regularização da pendência. A renovação pode ser feita diretamente no balcão de atendimento com os funcionários do setor ou por telefone.

RESERVA

O aluno deve dirigir ao setor de atendimento e solicitar a reserva de determinada obra. Onde o funcionário anotará o seu pedido em formulário próprio e o mesmo informará a data prevista para chegada. O mesmo tem um prazo de até 24 horas para pegar o livro, caso não aconteça a reserva será cancelada.

TREINAMENTO DO USUÁRIO

Os treinamentos de usuários têm como orientar sobre a correta e melhor utilização dos produtos e serviços da Biblioteca e promover e divulgar a utilização do acervo. São realizados mediante agendamento com os professores, em suas respectivas turmas (em horário de aula) ou realizados em grupos, de acordo com o interesse dos usuários, também por agendamento.